O que é Japamala

Japamala é um cordão sagrado feito de contas, usado para ajudar o praticante de meditação a entrar no estado meditativo. No yoga e no hinduísmo, possui em geral 108 contas ou divisores (54 ou 27). Em algumas linhas do budismo, possui ainda 3 marcadores, totalizando 111 contas.

Japamala ou “Mala” é uma palavra sânscrita que tem como raiz (jap) que significa “sussurrar, ou murmurar”. “Mala” significa cordão de energia ou cordão de contas. (Contas são as bolinhas do Japamala).

Tradição milenar

Na tradição indiana, a confecção dos japamalas geralmente é feita com sementes de rudraksha. Para “tropicalizar” a tradição milenar indiana e tornar o japamala algo mais acessível à realidade e cultura Brasileira, é possível encontrar japamalas confeccionados com sementes de açaí. São as sementes obtidas pelo fruto do Açaizeiro, a mesma árvore que nos presenteia com o delicioso açaí! O açaí é reconhecido por suas propriedades medicinais e sempre foi utilizado pelas populações indígenas da floresta amazônica por seus poderes de cura, além de alimento. No Brasil, além de muito utilizado na culinária dos povos da região Norte, também é fonte diversificada de matéria-prima para a confecção de artesanatos.

Deixe uma resposta